Roteiros
As visitas na Fazenda do Pinhal tratam do funcionamento de uma fazenda cafeeira na segunda metade do século XIX. Há diferentes roteiros de visitação, a depender da duração da visita e do perfil e interesse do grupo. Os roteiros estão organizados em torno de três grandes temas:
- cultivo e beneficiamento de café
- os trabalhadores de uma fazenda cafeeira (escravizados, imigrantes estrangeiros e trabalhadores livres nacionais)
- a família da condessa e do conde do Pinhal
Conforme o grupo e o andamento da visitação, outros aspectos podem ser tratados ao longo do roteiro: as técnicas construtivas empregadas em cada edificação, as famílias e a resistência das pessoas escravizadas, o acervo documental, a atuação da condessa como fazendeira, a cafeicultura brasileira como parte da formação do capitalismo industrial, as famílias estrangeiras que trabalharam no Pinhal, os objetos que compõem o acervo de bens móveis, os empreendimentos e a atuação política do conde, o trabalho na casa senhorial realizado pelas pessoas escravizadas etc.
Ao fazer o agendamento, não deixe de conversar sobre os interesses e possibilidades do seu grupo, inclusive quanto à acessibilidade, para entender as formas de locomoção entre as edificações da Fazenda e os diferentes recursos de que dispomos para receber pessoas de diversos perfis e necessidades.
Pedimos que sejam respeitadas as regras de conduta informadas pelo Educativo no momento da chegada, a fim de garantir a segurança dos visitantes, um ambiente de boa convivência e a proteção do patrimônio cultural existente na Fazenda do Pinhal.
- Estacionamento e recepção
- Cafezal
- Antiga senzala
- Casarão
- Casa do Sr. José
- Escadinha d’água
- Antiga escolinha
- Antigo engenho
- Cocheiras
- Tulha
- Casas de colônia
- Monjolo
- Pombal
Roteiro 1
Cafezal, lavadouros e terreiros
cultivo, lavagem, transporte e secagem dos grãos de café
Senzala
mudanças na forma e no uso da edificação, memória e apagamento da escravidão no território paulista, trajetórias de pessoas escravizadas na Fazenda do Pinhal
Tulha ou casa-sede: a depender do perfil do grupo e do tempo disponível
Tulha
armazenamento do café e maquinário de beneficiamento
Casa-sede
mudanças na forma e no uso da edificação, funcionamento da casa senhorial, família do conde e da condessa do Pinhal
Roteiro 2
Cafezal
plantio, cultivo e colheita (a depender da época do ano)
Lavadouros e terreiros
lavagem, transporte e secagem dos grãos de café
Tulha
armazenamento e beneficiamento do café
Senzala
mudanças na forma e no uso da edificação, memória e apagamento da escravidão no território paulista, trajetórias de pessoas escravizadas na Fazenda do Pinhal
Casas na colônia do Botafogo
imigrantes estrangeiros e trabalhadores livres nacionais (incluídos os afrodescendentes)
Casa-sede
mudanças na forma e no uso da edificação, funcionamento da casa senhorial, família do conde e da condessa do Pinhal
Pomar e jardins
plantas que serviam para ornamentar e para fazer funcionar a fazenda (uso alimentar, medicinal e ritualístico)
Roteiro 3
Roteiro primeiramente formulado para as turmas de 5º ano das escolas municipais de São Carlos/SP, que leva em conta, em graus variados, as seguintes habilidades da BNCC-Base Nacional Curricular Comum:
- (EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.
- (EF05GE05) Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços.
- (EF05HI05) Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica.
Etapa 1 | recepção e orientações
- procedimentos necessários durante a visita para aprender melhor
Etapa 2 | apresentação da Fazenda do Pinhal hoje e no passado
- como surgiu o Pinhal e como chegou até a atualidade
- Fazenda do Pinhal como origem do município de São Carlos
- quem trabalha na fazenda atualmente
Etapa 3 | produção de café
- cafezal, lavadouros e terreiros
- cultivo, colheita, lavagem e secagem dos grãos
Etapa 4 | trabalho escravo na cafeicultura
- os trabalhos e os modos de viver das pessoas escravizadas
- a desigualdade racial no Brasil de hoje
Etapa 5 | vivência de Maracatu
- tocar tambores no terreiro
- conhecer o Maracatu como expressão do legado da diáspora africana