Visitas
Bibliografia
Listamos aqui algumas indicações de leituras que podem ajudar professores ou estudantes (a depender da faixa etária e dos objetivos pretendidos pelo grupo) a realizar uma visita mais qualificada na Fazenda do Pinhal. Trata-se de textos que são utilizados pelo próprio Educativo da FP para compor os roteiros de visita e para embasar suas pesquisas. Tais textos também podem ser interessantes para pessoas que pretendem visitar a FP com familiares ou amigos, fora de um enquadramento escolar.
Para professores, a Fazenda do Pinhal realiza visitas técnicas e cursos de formação. Acompanhe nossa programação.
Alguns textos estão anexados em pdf, outros trazem o link para você acessá-lo e outros vêm só na referência, pois se trata de livros que não podem ser reproduzidos. Vindos de campos de conhecimento variados, tais materiais atendem a diferentes aspectos envolvidos na visitação a uma fazenda cafeeira do século XIX.
Aprendizagem fora da sala de aulas
Recursos e atitudes necessários para aprender fora da sala de aula
Recursos e atitudes necessários para aprender fora da sala de aula
- ATIQUE, Fernando. Os detetives de cidades-fantasmas: as potencialidades das reconstruções gráficas virtuais para o ensino da História urbana. In: PLENS, Cláudia (coord.). Ensinando o passado por meio do patrimônio cultural. São Paulo: Unifesp/Capes, 2022, p. 95-123. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67126
- BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Estudo do meio como prática interdisciplinar. In: Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2008, p.273-290.
- GODOY, Alexandre P. Os caminhos do patrimônio na formação de professores de História. In: PLENS, Cláudia (coord.). Ensinando o passado por meio do patrimônio cultural. São Paulo: Unifesp/Capes, 2022, p. 7-19. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67126
- PAIVA, Odair da C. Apontamentos sobre a relação entre museus e escolas. In: PLENS, Cláudia (coord.). Ensinando o passado por meio do patrimônio cultural. São Paulo: Unifesp/Capes, 2022, p. 29-61. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67126
- PLENS, Cláudia R. Ensino de História por meio dos bens culturais: uma introdução. In: PLENS, Cláudia (coord.). Ensinando o passado por meio do patrimônio cultural. São Paulo: Unifesp/Capes, 2022, p. 21-28. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67126
- __________. As possibilidades e a complexidade do ensino de História a partir da cultura material. In: PLENS, Cláudia (coord.). Ensinando o passado por meio do patrimônio cultural. São Paulo: Unifesp/Capes, 2022, p. 21-28. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67126
- SIQUEIRA, Lucília S. O uso de edificações antigas no ensino de História. In: PLENS, Cláudia (coord.). Ensinando o passado por meio do patrimônio cultural. São Paulo: Unifesp/Capes, 2022, p. 63-93. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67126
- __________. Para conhecer bens protegidos in loco
História
Como eram o Brasil e a província de São Paulo no século XIX, escravidão, resistências das pessoas escravizadas, imigração estrangeira, italianos na cafeicultura paulista, mulheres fazendeiras etc.
Como eram o Brasil e a província de São Paulo no século XIX, escravidão, resistências das pessoas escravizadas, imigração estrangeira, italianos na cafeicultura paulista, mulheres fazendeiras etc.
- BADARÓ, F. C. D. Fantina: cenas da escravidão. São Paulo: Chão Editora, 2019.
- BASSANEZI, Maria Sílvia Beozzo. Colonos do café. São Paulo: Contexto, 2019.
- BINZER, Ina V. Os Meus Romanos. Alegrias e tristezas de uma educadora alemã no Brasil. São Paulo: Editora Paz & Terra, 2017.
- CENTRO DE ESTUDOS DA CASA DO PINHAL. Livro do armazém: transcrição de um livro contábil com operações comerciais de Antonio Carlos de Arruda Botelho – Piracicaba e Araraquara (1850 – 1854). São Carlos: EdUFSCar, 2017.
- FARIA, Sheila de Castro. Identidade e comunidade escrava: um ensaio. Tempo. Niterói, v.11, n.22, 2007, p. 122-146. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-77042007000100007
- FAZENDA PINHAL. Cartas da Família Arruda Botelho. Volumes I ao VI, São Carlos: 2014.
- FERRAZ, Floriza B. Páginas de recordações: memórias. São Paulo: Chão Editora, 2020.
- FRANZINA, Emilio. A Grande Emigração: o êxodo de italianos do Vêneto para o Brasil. Campinas: Unicamp, 2006.
- GOMES, Flávio dos Santos e MACHADO, Maria Helena. Revoltas em três tempos: Rio de Janeiro, Maranhão e São Paulo (século XIX). In: GOMES, Flávio dos Santos e REIS, João José. Revoltas escravas no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2021, p. 588-645.
- GONÇALVES, Paulo César. Escravos e imigrantes são o que importa: fornecimento e controle da mão de obra para a economia agroexportadora Oitocentista. In: Almanack, (17), 2017, p. 307–361. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2236-463320171710
- __________. Procuram-se braços para a lavoura: imigrantes e retirantes na economia cafeeira paulista no final do Oitocentos. In: Revista Brasileira De História, 34(67), 2014, p. 283–308. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-01882014000100013
- GORDINHO, Margarida C. A Casa do Pinhal. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.
- GRINBERG, Keila. Escravidão, alforria e direito no Brasil oitocentista: reflexões sobre a lei de 1831 e o ‘princípio da liberdade’ na fronteira sul do Império brasileiro. In: CARVALHO, José Murilo de (org.). Nação e cidadania no Império: novos horizontes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007, p. 267-285.
- __________. Reescravização, direitos e justiças no Brasil do século XIX. In: LARA, Silvia H. e MENDONÇA, Joseli M. N. Direitos e Justiças no Brasil. Campinas: Editora Unicamp, 2006, p. 101-128.
- LACERDA, Brazilia O. de. Dias ensolarados no Paraizo: memórias. São Paulo: Chão Editora, 2020.
- MACHADO, Maria Helena. O plano e o pânico. Os movimentos sociais na década da abolição. Rio de Janeiro: UFRJ/EDUSP, 1994.
- MALUF, Marina. Ruídos da memória. São Paulo: Siciliano, 1995.
- MARQUESE, Rafael de Bivar. A dinâmica da escravidão no Brasil: resistência, tráfico negreiro e alforrias, séculos XVII a XIX. Novos Estudos. São Paulo, 74, mar. 2006, p. 107-123. Disponível em: https://biblio.fflch.usp.br/Marquese_RB_1572285_ADinamicaDaEscravidaoNoBrasil.pdf
- __________. O Vale do Paraíba cafeeiro e o regime visual da segunda escravidão: o caso da fazenda Resgate. In: Anais Do Museu Paulista: História E Cultura Material, 18(1), 2010, p. 83–128. https://doi.org/10.1590/S0101-47142010000100004
- MONSMA, Karl M. A reprodução do racismo: fazendeiros, negros e imigrantes no oeste paulista, 1880-1914. São Carlos: EdUFSCar, 2021.
- __________. Desrespeito e violência: fazendeiros de café e trabalhadores negros no Oeste paulista, 1887-1914. In: Anos 90, 12(21), 2005, p. 103–149. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1983-201X.6370
- __________. Linchamentos raciais no pós-abolição: alguns casos excepcionais do Oeste paulista. In: GOMES, Flávio e DOMINGUES, Petrônio. Políticas da raça: experiências e legados da abolição e da pós-emancipação no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2014, p.195-210.
- __________. Negros, imigrantes e brasileiros brancos no Oeste paulista, início do século XX: indícios de um censo municipal e outras fontes nominais. In: Anais do XVI Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Sessão Temática 50, 2008. Disponível em: http://www.abep.org.br/publicacoes/index.php/anais/issue/view/36/showToc
- __________. Relações entre imigrantes e negros no oeste paulista (1888-1914) In: ABREU, Martha e outras (orgs.). Histórias do pós-abolição no mundo atlântico: identidades e projetos políticos. Niterói: UFF, 2014, p. 129-152.
- __________. Vantagens de imigrantes e desvantagens de negros: emprego, propriedade, estrutura familiar e alfabetização depois da abolição no oeste paulista. In: Dados, 53(3), 2010, p. 509–543. https://doi.org/10.1590/S0011-52582010000300001
- MOTTA, J. F. Escravos daqui, dali e de mais além: o tráfico interno de cativos em Constituição (Piracicaba), 1861-1880. In: Revista Brasileira De História, 26(52), 2006, p. 15–47. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-01882006000200003
- OLIVEIRA, Flávia Arlanch Martins. Impasses no Novo Mundo: imigrantes italianos na conquista de um espaço social na cidade de Jaú (1870-1914). São Paulo: Unesp, 2008.
- PALMA, Rogério da. A família no processo de construção social de mercados: uma análise da constituição moral do trabalho livre na economia cafeeira de São Carlos. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos. 2010. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/6715/2938.pdf?sequence=1&isAllowed=y
- PALMA, Rogério da e TRUZZI, Oswaldo. A dependência reconstruída: a trajetória do escravo Felício no oeste paulista (1847-1920). In: Revista Brasileira de Ciências Sociais, v.34, n.99, 2019, p.1-19.
- REZNICK, Luiz (org.). História da Imigração. Rio de Janeiro: FGV, 2020.
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- TRUZZI, Oswaldo M. S. Café e Indústria. São Carlos: 1850-1950. São Carlos: EdUFSCar, 2021.
- __________. Fontes estatístico – nominativas da propriedade rural em São Carlos (1873-1940). São Carlos: EdUFSCar, 2021.
- __________. Italianidade no interior paulista. São Paulo: Unesp, 2016.
- TRUZZI, Oswaldo M. S. e BASSANEZI, Maria Silvia B. População e economia cafeeira: São Carlos, 1907. In: Anais do XVI Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Sessão Temática 50, 2008. Disponível em: http://www.abep.org.br/publicacoes/index.php/anais/issue/view/36/showToc
- __________. População, grupos étnico-raciais e economia cafeeira: São Carlos, 1907. In: Revista Brasileira De Estudos De População, 26(2), 2009, p. 197–218. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-30982009000200004
- TRUZZI, Oswaldo M. S. e FOLLIS, Fransérgio. A ocupação dos Sertões de Araraquara: das Sesmarias e Apossamentos à Lei de Terras de 1850. São Carlos: EdUFSCar, 2012.
Arquitetura
Técnicas construtivas no Sudeste no século XIX, configuração das fazendas cafeeiras no RJ, em SP e em MG, a casa senhorial da Fazenda do Pinhal, uso do declive nas construções etc
Técnicas construtivas no Sudeste no século XIX, configuração das fazendas cafeeiras no RJ, em SP e em MG, a casa senhorial da Fazenda do Pinhal, uso do declive nas construções etc
- BENINCASA, Vladimir. Fazendas paulistas: arquitetura rural no ciclo cafeeiro. Tese de doutorado apresentada ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. 2007, Volume I. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18142/tde-14032008-151048/publico/vladimir_benincasa_tese_vol1.pdf
- __________. Fazendas paulistas: arquitetura rural no ciclo cafeeiro. Tese de doutorado apresentada ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. 2007, Volume II. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18142/tde-14032008-151048/publico/vladimir_benincasa_tese_vol2.pdf
- __________. Velhas fazendas: arquitetura e cotidiano nos Campos de Araraquara 1830-1930. São Paulo / São Carlos: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo / EdUFSCar, 2003.
- MARQUESE, Rafael de B. Revisitando casas-grandes e senzalas: a arquitetura das plantations escravistas americanas no século XIX. In: Estudos de Cultura Material. An. mus. paul. 14 (1), 2006, p. 11-57. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-47142006000100002
- IVO, A. L. (Org.) ; VELAME, Fabio M. (Org.) . ARQUITETURA DOS QUILOMBOS DA BAHIA: territórios, natureza, tempo, cultura, etnicidades. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2023. v. 300. 388p.
- VELAME, Fabio Macêdo. Arquiteturas crioulas. Os terreiros de Candonblé de Cachoeira e São Félix. EDUFBA/PPGAU. Salvador, 2022.
VELAME, Fabio Macêdo. Arquiteturas da ancestralidade afro-brasileira. O Omo Ilê Agboulá: um templo do culto aos Egum no Brasil. EDUFBA, Salvador, 2019.
Patrimônio
O que é patrimônio cultural, educação patrimonial, restauros em geral e restauro da FP, políticas públicas, dilemas da preservação no Brasil etc
O que é patrimônio cultural, educação patrimonial, restauros em geral e restauro da FP, políticas públicas, dilemas da preservação no Brasil etc
- CARVALHO, Aline e MENEGUELLO, Cristina (org.). Dicionário temático de patrimônio: debates contemporâneos. Campinas: Unicamp, 2020.
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- FLORENCIO, Sonia Rampim e outros. Educação Patrimonial: inventários participativos. Brasília: Iphan, 2016. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/inventariodopatrimonio_15x21web.pdf
- HARTOG, François. Tempo e patrimônio. Varia Historia. Belo Horizonte, v.22, n.36, jul.dez./2006, p.261-273. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-87752006000200002
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- SIQUEIRA, Lucília S. A circulação de conhecimentos sobre o passado dos bens tombados que abrigam museus: o Solar do Barão de Jundiaí (Jundiaí/SP) e a Casa de Prudente de Moraes (Piracicaba/SP). In: Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 29, n. 57, p. 169-194, abr. 2016. Dossiê Patrimônios. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/reh/article/view/59070/60260
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- TOLENTINO, Átila. O que não é educação patrimonial: cinco falácias sobre seu conceito e sua prática. In: TOLENTINO, Átila e BRAGA, Emanuel (orgs.). In: Educação patrimonial: políticas, relações de poder e ações afirmativas. Caderno Temático 5. João Pessoa: Iphan-PB; Casa do Patrimônio da Paraíba, 2016, p.38-48. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/caderno_tematico_educacao_patrimonial_05.pdf
Aspectos sócio-político-educativos
Desigualdade racial no Brasil, antirracismo, memórias difíceis, desigualdade de gênero, tolerância, diversidade de opinião, liberdade religiosa etc
Desigualdade racial no Brasil, antirracismo, memórias difíceis, desigualdade de gênero, tolerância, diversidade de opinião, liberdade religiosa etc
- ABREU, Martha e MATTOS, Hebe. Em torno das ‘Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana’: uma conversa com historiadores. In: Estudos Históricos (Rio De Janeiro), 21(41), 2008, p. 5–20. https://doi.org/10.1590/S0103-21862008000100001
- ALMEIDA, A. Mortara e VASCONCELLOS, Camilo de M. Por que visitar museus? In: BITTENCOURT, Circe (org). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2001, p.?
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- FERNANDES, Eunícia Barros Barcelos. Do dever de memória ao dever de história: um exercício de deslocamento. In: MONTEIRO, Ana Maria, REZNIK, Luís, ROCHA, Helenice, GONÇALVES, Marcia de A. Qual o valor da história hoje? Rio de Janeiro: FGV, 2012. (Locais na Edição Kindle 1619-1959).
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