Não há mais disponibilidade para agendamento de visitas em 2025. Para mais informações, por favor, nos consulte em nossos canais de comunicação.
Foto aérea de dois terreiros forrados de tijolos, o casarão ao fundo e a antiga senzala à direita, acompanhando a extensão do terreiro. Os terreiros são separados por uma fileira de palmeiras imperiais. Ao redor do conjunto, há muita vegetação. Sabemos que se trata do conjunto central da Fazenda do Pinhal.

Sobre

Apresentação

A Fazenda do Pinhal, localizada em São Carlos/SP, foi uma fazenda cafeeira da família do conde e da condessa do Pinhal. Na propriedade ainda se conservam edificações e benfeitorias da época do café, e também há exposições contando as histórias de quem viveu por ali.

A Fazenda do Pinhal foi tombada pelo Condephaat (o órgão estadual de patrimônio de São Paulo) em 1981, tornando-se patrimônio cultural paulista. Em 1987, o órgão federal de patrimônio (Iphan) tombou a Fazenda e a tornou patrimônio nacional. Em 2012, o município de São Carlos (pelo COMDEPHAASC) também reconheceu o Pinhal como patrimônio.

Trabalhando com o acervo da Fazenda, formado por livros, documentos e objetos, o Centro de Estudos, Pesquisa e Educação – CEPE realiza estudos, pesquisas e cursos sobre o passado do lugar e sobre as diferentes maneiras de lembrar desse passado, bem como atende consultas de pesquisadores externos.

Atualmente, a Fazenda do Pinhal recebe visitantes de quarta-feira a sábado. Veja qual é o roteiro de visitas mais interessante para você e seu grupo.

Foto da fachada frontal de pedras da tulha. No centro da fachada, uma porta verde de duas folhas, em madeira. Na frente da edificação, um terreiro forrado de tijolos desgastados.