Apresentação
A Fazenda do Pinhal, localizada em São Carlos/SP, foi uma fazenda cafeeira da família do conde e da condessa do Pinhal. Na propriedade ainda se conservam edificações e benfeitorias da época do café, e também há exposições contando as histórias de quem viveu por ali.
A Fazenda do Pinhal foi tombada pelo Condephaat (o órgão estadual de patrimônio de São Paulo) em 1981, tornando-se patrimônio cultural paulista. Em 1987, o órgão federal de patrimônio (Iphan) tombou a Fazenda e a tornou patrimônio nacional. Em 2012, o município de São Carlos (pelo COMDEPHAASC) também reconheceu o Pinhal como patrimônio.
Trabalhando com o acervo da Fazenda, formado por livros, documentos e objetos, o Centro de Estudos, Pesquisa e Educação – CEPE realiza estudos, pesquisas e cursos sobre o passado do lugar e sobre as diferentes maneiras de lembrar desse passado, bem como atende consultas de pesquisadores externos.
Atualmente, a Fazenda do Pinhal recebe visitantes de quarta-feira a sábado. Veja qual é o roteiro de visitas mais interessante para você e seu grupo.